O Sindicato dos Professores do Norte e Nororeste Fluminense (Sinpro) comemorou no dia 19 de julho 20 anos de sua fundação. A data foi marcada com a inauguração da nova sede do sindicato, no Bairro de Cidade Nova, em Itaperuna. As direções da Feteerj, federação à qual o Sinpro é filiado, e dos Sindicatos dos Professores da Baixada, Campos, Rio de Janeiro, Petrópolis e Niterói estiveram presentes.
Dezenas de pessoas prestigiaram a inauguração da sede do Sinpro NNF. Com instalações modernas, o local vai oferecer as devidas condições estruturais para que a direção da entidade possa defender a categoria das professoras e professores.
A cerimônia foi dirigida pelos diretores de Administração do sindicato, professores Robson Terra e Paulo Roberto. Eles saudaram todos os representantes sindicais e da sociedade em geral que compareceram à inauguração da nova sede, em Itaperuna.
O professor Paulo Roberto, em seu discurso, falou sobre as lutas que a entidade vem travando nessas duas décadas: “Agora, com a nova sede, teremos ainda mais estrutura para ajudar na mobilização das professoras e professoras da Região Norte e Noroeste Fluminense”.
O professor Robson Terra destacou “o novo espaço como uma conquista da categoria e um local para capacitação, atualização, troca de saberes na categoria e de participação dos movimentos sociais”
A inauguração da sede teve a presença dos seguintes representantes da educação: Oswaldo Teles (Feteerj); Antonio Rodrigues (Sinpro Rio); Luis Grossi e Frederico Fadini (Sinpro Petrópolis); Marivaldo Marques (Sinpro Baixada); Fábio Siqueira (Sinpro Campos e São João da Barra); Maria Ortélia e Regina Lúcia (Sinpro Niterói).
O presidente do Sinpro-Rio, Elson Paiva, enviou um vídeo, saudando o evento, que foi mostrado aos presentes, junto com um vídeo em homenagem a diversas professores e professores militantes do sindicato.
A professora e deputada estadual Elika Takamoto (PT/RJ) também compareceu à solenidade.
Em seu site, a Feteerj e os Sindicatos dos Professores filiados à Federação parabenizaram a direção do Sinpro Norte e Noroeste Fluminense pelos 20 anos de lutas: “Todos reconhecemos as enormes dificuldades intrínsecas à militância sindical em nosso País e o Sinpro NNF vem realizando essa luta, nesses anos todos, com muita honra e dignidade. Que outros 20 anos venham ainda mais fortes”.
Estiveram presentes representantes das seguintes instituições de Ensino Superior: professor Sergio, da FASAP (Faculdade de Santo Antônio de Pádua); senhor Igor, da UNIG; a reitora da AFYA/REDENTOR, professora Odilia Moliterni; e a professora Jucelia G., represente do RH Nacional da Afya.