RESPEITEM O 15 DE OUTUBRO, DIA DA PROFESSORA E DO PROFESSOR

out 8, 2021

NOTA DO SINPRO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE, FETEERJ E DEMAIS SINPROS

Desde 1963, o feriado escolar de 15 de Outubro homenageia a Professora e o Professor. A data busca simbolizar a importância da educação. A homenagem nasceu oficial, via decreto do Ministério da Educação, mas já há alguns anos se transformou em um dia de luta em defesa dos direitos da categoria. Com isso, causa espanto o fato de que alguns colégios, no estado do Rio de Janeiro, terem anunciado que não cumprirão o tradicional feriado e terão aula, normalmente, em um tremendo desrespeito à nossa profissão, um descumprimento ao nosso acordo coletivo de trabalho.

Os docentes têm passado por muitos problemas nos últimos anos: desemprego, desrespeito aos direitos trabalhistas e ataques às entidades sindicais representativas dos professores. E tudo foi ainda mais agravado com a pandemia do covid 19, quando a categoria teve que trabalhar on-line, em muitos casos sem a devida estrutura e sofrendo assédio diário dos patrões, que exigiam jornadas duplas e até triplas de trabalho, mas sem uma contrapartida digna salarial.

A Feteerj e os Sindicatos dos Professores filiados repudiam este verdadeiro desprezo pelo Dia do Professor e da Professora. Com isso, pedimos aos estudantes matriculados, aos pais, mães e demais responsáveis que não aceitem essa atitude dos donos dos estabelecimentos de ensino. Afinal, uma escola que não respeita o Dia 15 de Outubro é uma escola que certamente não respeita os próprios estudantes nela matriculados.

Aos professores e professoras, o dia 15 é também um dia de luta – filiem-se ao Sindicato dos Professores de sua região.

EXIGIMOS RESPEITO AO PROFESSOR E À PROFESSORA

Sindicato dos Professores do Norte e Noroeste Fluminense (SinproNNF)

Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado RJ

Sindicato dos Professores da Baixada Fluminense (Sinpro Baixada)