Oitenta e quatro por cento (84%) das professoras(es) da Região Norte e Noroeste Fluminense do Rio de janeiro que participaram da pesquisa on-line feita pelo SinproNNF e Sepe Itaperuna são contra o retorno, agora, das aulas presenciais.
A pesquisa foi feita entre os dias 10/02 e 18/02 e respondida por 433 professores e professoras das redes privada e pública de todos os segmentos escolares (pré-infantil ao ensino superior) dos municípios da região – 84% dos entrevistados são do município de Itaperuna (o maior da região).
84% dos pesquisados também responderam serem favoráveis à volta às aulas presenciais somente após a vacinação dos professores contra a covid. Além disso, 70% são contra o retorno às aulas pela forma híbrida.
Um percentual bem alto, 72%, afirmou que passaram a trabalhar bem mais na pandemia, com o uso das plataformas de ensino remoto.
O SinproNNF e o Sepe Itaperuna entregaram a pesquisa à Secretária Municipal de Educação de Itaperuna. Além disso, os sindicatos irão enviá-la ao Ministério Pública Estadual MPF e MPT e demais SMEs.
Em outubro do ano passado, o Sinpro realizou pesquisa similar e o percentual contra a volta às aulas praticamente não mudou.
Vejam outras respostas dadas pelos professores na atual pesquisa:
75% dos entrevistados disseram conhecer os protocolos de segurança contra a covid.
92% ministraram aulas on-line na pandemia, em 2020.
96% deram aulas on-line em equipamento próprio e apenas 4% com equipamento fornecido pela escola.