NOTA DO SINPRONNF SOBRE AS DEZENAS DE DEMISSÕES DE PROFESSORES NA AFYA-REDENTOR ITAPERUNA

jan 14, 2021

O Sindicato dos Professores do Norte e Noroeste Fluminense (Sinpro NNF) oficiou a Afya-Redentor de Itaperuna, ao final do ano passado, pedindo esclarecimentos sobre as demissões e redução salarial de professoras e professores que teriam ocorrido naquela universidade. A instituição nos respondeu essa semana e, infelizmente, confirmou que, no total, 52 professores foram demitidos dos quadros da universidade em 2020 (31 foram demitidos em dezembro e 21 em julho).

A universidade respondeu também que, em julho de 2020, 52 professores(as) tiveram redução salarial, sendo que seis deles foram demitidos em dezembro; outros 78 tiveram redução de salários em dezembro.

O SinproNNF lamenta e repudia essas demissões e reduções de salários, feitas sem uma mínima negociação com o sindicato, no sentido de se buscar uma melhor saída para essas pessoas; lembrando, sempre, que estamos em meio a uma pandemia e que a perda do emprego pode significar a entrada em uma dramática situação de vida para esses professores e professoras.

A direção do SinproNNf informa que irá se reunir em caráter emergencial para tratar dessa situação, que causa imensa preocupação aos profissionais da Afya-Redentor e mesmo da categoria em geral. Não podemos, em hipótese alguma, viver sobressaltados com o risco da perda de emprego, ainda mais em uma situação de pandemia.

Filie-se ao Sinpro de modo on-line; é fácil e você poderá apoiar a luta das professoras e professores do Norte e Noroeste Fluminense – clique aqui para se filiar.