NOTA DO SINPRO NNF SOBRE O PROTOCOLO PARA RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

jul 14, 2020

O Sindicato dos Professores do Norte e Noroeste Fluminense (SINPRO NNF) vem tornar público sua proposição de protocolo para retorno às aulas presenciais, afirmando que, se este é o momento de pensar em como voltar, pelas informações de autoridades sanitárias, entendemos que ainda não se pode vislumbrar data para voltar.

Sendo uma instituição voltada para a defesa da educação e dos profissionais que nela atuam, entendemos que estamos vivendo um momento sem precedentes na nossa história recente e que o cenário requer ainda mais atenção com nossas professoras e nossos professores quanto aos desafios que estão postos para a categoria.

A UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) fez constar em sua publicação “Educação em tempos de pandemia” o seguinte trecho com o qual comungamos: “profissionais da educação devem ser respeitados e valorizados, uma vez que são sujeitos fundamentais no processo educacional e neste momento, também estão submetidos, junto com suas famílias às circunstâncias provocadas pela pandemia.”

O SINPRO defende que a volta às aulas presenciais só poderá acontecer quando sinalizado, consensualmente, pelas autoridades sanitárias nacionais e internacionais e respeitando procedimentos que deverão ser adotados, como:

– Comprovação técnica da diminuição significativa do risco de contágio;

– Transparência das ações das instituições para garantir o retorno com busca da maior segurança possível;

– Viabilização, pelas instituições de educação e de saúde, de teste para todos os profissionais de educação que voltarão a atuar no ambiente escolar.

DIRETORIA COLEGIADA – SINPRO NNF

Leia a Nota Oficial do Sinpro NNF no papel timbrado do sindicato.

Flie-se on-line ao Sinpro NNF.