COM A PARTICIPAÇÃO DO SINPRO, FETEERJ ELEGE NOVA DIRETORIA

mar 22, 2022

Nova diretoria da Feteerj eleita em chapa única e por unanimidade (foto: Marcelo Mesquita)

A Feteerj realizou o seu 13º Congresso, dia 19/03, no auditório do Sinpro Rio, Centro do município do Rio de Janeiro, onde 85 professores e professoras inscritos como delegados(as), representando 10 Sindicatos dos Professores filiados (Sinpros) à Federação, discutiram a conjuntura nacional, tendo se posicionado, ao aprovar a tese guia, em relação à eleição geral do País.

O Sinpro Norte e Noroeste Fluminense participou do Congresso com uma delegação (foto 2) e participará da nova diretoria.

Com isso, a Federação e os sindicatos filiados vão participar da luta para eleger à Presidência da República, em outubro, o representante de um projeto de nação que se contraponha ao atual governo, que vem destruindo, a cada dia, o nosso país, colocando-o num patamar de desprestígio internacional sem precedentes, além de negar o atendimento mínimo das necessidades básicas para a população.

O Congresso também elegeu em chapa única e por unanimidade a nova diretoria da Feteerj, com representantes de todos os Sindicatos. Além disso, em um fato histórico, as mulheres foram eleitas para 50% dos cargos da direção. O professor Oswaldo Teles, dirigente do SInpro Rio, foi eleito o novo coordenador da Feteerj.

Conheça aqui a nova diretoria da Feteerj, que tomará posse em abril. 

Além do apoio a candidaturas do campo democrático, na eleição de outubro, em todos os níveis (presidente, senador, governador e deputados), a Feteerj aprovou os seguintes eixos: a defesa do emprego, da dignidade salarial e de melhores condições de trabalho para o(a) professor(a) de instituições privadas; a defesa do ensino público e de qualidade; a revogação da reforma trabalhista de 2017 e da lei que libera a terceirização total; a defesa de Acordo Coletivo Unificado entre os Sinpros na educação básica, entre outras bandeiras. O congresso também discutiu o estatuto da federação, tendo modificado alguns itens importantes relativos à organização sindical.

Delegação do Sinpro NNF presente no Congresso da Feteerj

MESA DE ABERTURA

Após a abertura, o deputado estadual e professor Waldeck Carneiro, fez a palestra, com foco na tese guia da Feteerj e na importância da defesa da democracia, contra o fascismo e da luta contra o ultraliberalismo em nossa economia.Na abertura do Congresso, o coordenador da Feteerj, professor Robson Terra, convidou os seguintes nomes para compor a Mesa: Oswaldo Telles, representando a CUT Rio; Paulo Farias, da CTB RJ; professor Elson Paiva, presidente do Sinpro Rio e representante da Contee; Jonas Rodrigues, presidente da CTB ES; Décio Braga, Federação Interestadual dos Trabalhadores de Educação; Leonil Dias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação ES e Esteban Crescente, do Movimento Luta de Classes.

SINPROS PARTICIPANTES

O 13º Congresso com a participação de cerca de 100 pessoas, entre delegados e observadores, dos seguintes Sindicatos dos Professores:

Sindicato Dos Professores de Petrópolis e Região

Sinpronnf – Sindicato dos Professores